Projeto: “Trilhando pelos gêneros textuais”

Autora: professora Juliana Wszolek Tumasz, 3º ano A

Considerando ser de extrema importância a utilização da diversidade textual nas salas de aula, o projeto “ Trilhando pelos gêneros textuais” foi desenvolvido pela professora Juliana Wszolek Tumasz, na turma de 3º ano A da Escola Municipal São José de Rebouças-Pr, visando uma aprendizagem mais significativa e buscando resultados propícios dentro e fora da escola.

Além do melhor desempenho na produção escrita e leitura, o projeto gerou motivação e reflexão, pois foram utilizados de vários gêneros para oportunizar situações de ensino, possibilitando os alunos a descobrirem os estilos, usos e finalidades de diferentes textos que circulam na sociedade.

Foi confeccionada uma árvore dos gêneros textuais, atentando para a curiosidade sobre o assunto. No decorrer do projeto, foram sendo desenvolvidas atividades relacionadas aos gêneros escolhidos, dentro de uma proposta prática e dinâmica, envolvendo todos os alunos.

Em etapas, o projeto foi sendo elaborado, se aprofundando na estrutura de cada gênero trabalhado, instigando a turma a participar de forma oral e escrita, despertando o conhecimento e também a criticidade.
Foram realizados momentos de leitura de histórias em quadrinhos em ambientes externos, receitas, varal de poesias e livreto de lendas e seres imaginários.

A oralidade e argumentação foi motivada com um programa de jornal, onde os alunos questionaram e apresentaram opiniões sobre o ambiente escolar. 

A produção escrita foi abordada também em cartas feitas a colegas de outra turma, bem como a produção de carta à diretora da escola, apontando algumas sugestões, elaboradas pelos alunos, reivindicando alguns pontos em relação ao espaço escolar. Momento este, crucial para o despertar de opiniões.

Outra proposta de escrita bem interessante, foi a elaboração de um diário pessoal, onde cada um se sentiu inspirado a escrever seus sentimentos e emoções em páginas em branco.

Outra atividade desenvolvida, foi relacionada a relatos pessoais, onde os alunos realizaram uma pesquisa sobre o seu passado, sua descendência, seus costumes e fizeram um relato para os colegas.

Esta atividade foi enriquecida com uma visita ao Parque Histórico de Carambeí, onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar fatos históricos de antepassados daquela região e através de objetos e construções perceberam a   importância de cada um preservar sua história.

Como os alunos ficaram bastante motivados pelo resgate histórico, o projeto finalizou com a “sala da memória”, onde cada criança trouxe um objeto que representa a história de sua família e foi montada uma exposição oral para alunos de outras turmas, referentes aos objetos pertencentes.

Certamente não será possível finalizar este projeto, ele apenas abriu caminhos para novos trabalhos nesse sentido, pois todas as aprendizagens devem acontecer em situações reais, nas quais as crianças falem, escrevam, leiam e participem com entusiasmo e curiosidade.























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