Matemática financeira na prática
AUTORA
Professora Vera Lucia Martins, quinto ano B
No dia 26 de junho de 2025, a turma do quinto ano B da escola São José aprendeu na prática o uso do sistema monetário brasileiro.
Após questionamentos relacionados ao uso do dinheiro e pesquisa sobre o salário mínimo, foi realizada uma brincadeira com a turma. Três alunos foram convidados a realizar pagamento a outros três alunos que tiveram pontuação máxima em uma avaliação de Matemática. Os alunos responsáveis pelo pagamento utilizaram o dinheirinho de brinquedo e fizeram a contagem, quando chegou no valor do salário mínimo realizaram o pagamento. As crianças amaram participar da atividade.
Dando sequência a aula, outros alunos divididos em grupos de 3 em 3 fizeram a mesma atividade. Quando todos conseguiram receber o "pagamento", realizaram atividades envolvendo compra e venda, fazendo uso da calculadora. No primeiro momento a professora forneceu dados em tabela dos produtos e preços. Em outro momento os próprios algunos escolheram o produto para vender. Foi uma aula diferente, motivou os alunos e agora eles conseguem entender melhor como comprar, o que comprar e como economizar o dinheiro que ganha.
Professora Vera Lucia Martins, quinto ano B
No dia 26 de junho de 2025, a turma do quinto ano B da escola São José aprendeu na prática o uso do sistema monetário brasileiro.
Após questionamentos relacionados ao uso do dinheiro e pesquisa sobre o salário mínimo, foi realizada uma brincadeira com a turma. Três alunos foram convidados a realizar pagamento a outros três alunos que tiveram pontuação máxima em uma avaliação de Matemática. Os alunos responsáveis pelo pagamento utilizaram o dinheirinho de brinquedo e fizeram a contagem, quando chegou no valor do salário mínimo realizaram o pagamento. As crianças amaram participar da atividade.
Dando sequência a aula, outros alunos divididos em grupos de 3 em 3 fizeram a mesma atividade. Quando todos conseguiram receber o "pagamento", realizaram atividades envolvendo compra e venda, fazendo uso da calculadora. No primeiro momento a professora forneceu dados em tabela dos produtos e preços. Em outro momento os próprios algunos escolheram o produto para vender. Foi uma aula diferente, motivou os alunos e agora eles conseguem entender melhor como comprar, o que comprar e como economizar o dinheiro que ganha.
Comentários
Postar um comentário