Gêneros Textuais Discursivos Que Circulam Nas Esferas Sociais Do Jornal Impresso

Autora: professora Jociane de Paula, 4º ano

Essa atividade foi desenvolvida pela professora Jociane  com os alunos do 4º ano A do período da manhã tendo como objetivo apresentar diferentes gêneros textuais e discursivos que permeiam as esferas sociais de um jornal impresso, usando como fonte de pesquisa o jornal impresso.

Sabendo que o jornal impresso é uma forma de divulgação de saberes, que não apenas informa o público infantil com questões diversas, mas também desperta aos alunos a consciência crítica e visão ampla perante a realidade educacional e social dos fatos da região, através de seus conteúdos. Além de incentivar o educando a cidadania, dá-se ao docente uma forma prazerosa de trabalhar e melhorar na leitura, na escrita, bem como estimular a produção textual por intermédio de suas publicações. Para a aprendizagem (produções) pedagógica dos alunos, o jornal foi muito importante, pois os discentes puderam investigar e apreciar várias questões, despertando e contribuindo nas produções textuais dos alunos.

A professora realizou as  atividades com o jornal visando atender as necessidades na disciplina de língua portuguesa, fazendo interação de conteúdos com a disciplina de matemática.

Foi realizada  a apresentação do material, deixando que os mesmos, manuseassem, para apreciá-lo e conhecessem como um todo. na sequencia foram trabalhadas com leituras de imagens, tamanhos e formas de letras, e os diferentes tipos de textos que compõem o jornal (gêneros), sem cobranças, para que eles tenham mais apreço. Depois, de terem prestigiado o material, iniciou-se o trabalho com atividade oral e escrita, passando o conceito e definição do que se trata este meio de comunicação, explicando a diferença com as outras mídias (rádio e televisão), indagando os efeitos oral e visual que possuem na divulgação dos fatos e a principal importância na vida dos leitores, pois, sabemos que ainda continua sendo um dos meios mais importantes para a reflexão e a análise dos relatos da atualidade.

Foram também realizadas atividades com   o enunciado dos gêneros que circulam e ou que possam vir a compor esse veiculo de noticia. Os gêneros, que estavam em voga, para realização desse trabalho foram: anúncio publicitário, tiras, charge, entrevista, noticia, reportagem, crônica e propaganda.

Ao final pode  perceber   que buscar novos desafios e formas lúdicas e prazerosas de envolver os alunos para que tenham bons resultados os conteúdos programados. Desse modo, o jornal impresso, foi um dos recursos metodológicos de usufruirmos para realização desse trabalho pedagógico. Buscou atender as necessidades individuais e coletivas dos alunos, conseguindo atingir o principal objetivo, trabalhar os gêneros de uma forma diferente, lúdica e prazerosa.

Assim, encerramos essa atividade, com a certeza de que estamos caminhando na direção exata para melhor rendimento “educacional pedagógico” de nossos alunos.

Atividades realizadas com projeto.

- Reconhecimento do material e manuseio e atividades realizadas com o jornal.
- Anúncios Publicitários e Propagandas:
- Reportagem e Entrevista
- Produções de Crônicas
- Produções de Reportagem
- Produções de Charge e Tiras






























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: “Trilhando pelos gêneros textuais”

Projeto “Pequenos contadores: presenteando histórias”