Projeto: “Incentivando a leitura e escrita envolvendo assuntos relacionados ao cotidiano”

Autora: professora Daiane Laís Matias Slusasrs, 2º ano A

Procurando incentivar e estimular o processo de leitura e escrita o projeto “Incentivando a leitura e escrita envolvendo assuntos relacionados ao cotidiano” foi desenvolvido pela professora Daiane Laís Matias Slusasrs na turma do 2º ano A da Escola Municipal São José de Rebouças-Pr, com o intuito de trazer uma forma mais lúdica e estimulante de aprendizagem.

Essa atividade teve como objetivo apresentar gêneros textuais relacionados ao cotidiano dos alunos, de forma prática e lúdica, na tentativa de despertar o interesse pela leitura e escrita.

Em que primeiramente apresentei a história “O homem biscoito” de forma diferenciada aos alunos, em seguida realizamos a receita de um biscoito dentro da sala de aula, explorando já as medidas de capacidade, massa, tempo como também a embalagem dos ingredientes utilizados, em seguida cada aluno amassou e modelou seu biscoito da forma desejada.

E após todos degustarem de seus biscoitos, realizamos a leitura, observação e discussão de versões diferentes da mesma história, realizamos após isso uma produção de reescrita individual em forma de um livrinho da história, em seguida cada aluno apresentou sua versão para o restante da classe, tendo em vista trabalhar com a oralidade de cada aluno.

Utilizando ainda sobre o assunto também realizamos o registro da receita no caderno de receitas de cada aluno, como também o trabalho com a produção escrita de listas.

Dando continuidade as atividades foi realizado o “mercadinho” da turma, fazendo uso de embalagens trazidas pelos alunos, sendo as mesmas separadas, destacando as unidades de medida, massa, capacidade e comprimento.

O projeto teve como principal função mostrar aos alunos o quão importante é a leitura e escrita no cotidiano, pois nessa fase escolar é de suma importância favorecer e incentivar o gosto pela leitura e escrita e com certeza fazer o uso de estratégias que estejam envolvidas ao dia a dia torna a aprendizagem mais agradável e estimulante. 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: “Trilhando pelos gêneros textuais”

Projeto “Pequenos contadores: presenteando histórias”