Atividades com o objetivo de promover a produção de escrita, componente essencial para a alfabetização

AUTORA
Professora Gicélia Terezinha de Oliveira Heckler, quinto ano B

No mês de novembro, foram desenvolvidas diversas atividades com os alunos do 5°ano B, a fim de estimular o hábito da leitura.

A princípio foi proposto aos alunos a escolha de livros variados, disponíveis na biblioteca da escola, tendo como objetivo a prática da leitura em voz alta como forma de estimular a fluência em leitura oral dos estudantes, com autonomia, velocidade, precisão e prosódia, o que torna menos trabalhosa e mais agradável (competências exigidas pela BNCC).

Em seguida, os alunos se familiarizam com o gênero textual “Resenha Crítica”, através do Livro Didático Ápis disponível na escola. Nesse momento, os estudantes se mostraram entusiasmados em escrever as suas opiniões pelos livros que escolheram. Por se tratar de um texto argumentativo com informações e uma apreciação sobre um livro, foi necessário explorar um pouco mais o assunto em outros meios.

Em um momento oportuno, foi proposto aos alunos que trouxessem os seus aparelhos celulares para que os mesmos viessem a utilizá-los na escola (com autorização dos pais), com a intenção de possibilitar o acesso de sites com resenhas de livros, escritas e em vídeos, propondo a eles que justifiquem a escolha dos materiais e após a leitura, compartilhem as opiniões com os colegas.

Na sequência, foi solicitado aos alunos que produzissem uma resenha simples, partindo de livros escolhidos pelos estudantes, a ser registrada e apresentada em vídeo para vlog direcionado ao público infantil. Os alunos optaram pela escolha de uma coleção de livros disponível na escola, que retrata uma versão em quadrinhos da história do “Peter Pan” (adaptada por Monteiro Lobato).

Dessa forma, todos os alunos escreveram a resenha sobre o mesmo livro, e posteriormente gravaram os vídeos para apresentar suas resenhas. No entanto, a edição dos vídeos dependeu dos recursos disponíveis e os estudantes não tem idade para postar os vídeos, dessa forma, coube à professora viabilizar a edição. Para finalizar, as crianças assistiram os vídeos na televisão. Esse trabalho foi muito valioso para as crianças, já que algumas delas demonstraram dificuldades em participar da gravação dos vídeos, devido à insegurança e timidez que apresentam. Por fim, todos os alunos concordaram que valeu a pena o esforço e ficaram muito orgulhosos de si mesmos com suas produções.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: “Trilhando pelos gêneros textuais”

Atividades de “Conscientização sobre o Autismo”

Leitura do livro OS BARCOS DE PAPEL desperta o interesse dos alunos em ler e incentivar as pessoas a conhecer a história