Atividades visando a conscientização sobre a importância da leitura
AUTORA
Professora Gicélia Terezinha de Oliveira Heckler, quinto ano B
Tendo em vista que os educadores devem reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, percebeu-se a necessidade de desenvolver com a turma algumas atividades prazerosas envolvendo contação de histórias (contos de fadas) e produção de textos a partir dessas histórias, com o objetivo de incentivar a criatividade e a imaginação dos educandos.
Com o intuito de conhecer e desenvolver nos alunos as competências da leitura e da escrita, tomou-se como base os clássicos da literatura infantil como meio de influenciar de maneira positiva neste processo.
Primeiramente, os alunos ouviram a história clássica “A Bela Adormecida”, adaptada por Charles Perrault em 1697 e pelos irmãos Grimm em 1812. Ao ler essa história para as crianças, algumas lições foram ensinadas. Nesse momento, focou-se em trabalhar a imaginação das crianças para que elas percebessem e descobrissem o que realmente importava no final. Na sequência, realizamos uma roda de conversa a fim de explorar quais foram as emoções e opiniões dos alunos a respeito da história. Em seguida, as crianças elaboraram a sinopse desse livro a fim de aprenderem as características desse gênero textual.
A partir daí, os alunos produziram suas histórias baseadas nos Contos de Fada, porém, de maneira mais criativa e divertida: “Errando histórias e “Histórias ao contrário”.
Antes de iniciar a atividade, fez-se as seguintes indagações aos alunos: Vamos errar de propósito algumas histórias conhecidas para ver do que nossa imaginação é capaz?
Vamos inverter os papeis das personagens e escrever uma história ao contrário?
Foram sugeridos vários temas para que escrevessem suas histórias, segue abaixo alguns deles:
• João e Maria são malvados e prenderam a bruxa boazinha numa casa.
• Os três porquinhos são maus, prenderam o lobo bonzinho e derrubaram a casa dele.
• Chapeuzinho Vermelho quer assar o lobo bonzinho para o jantar.
• Branca de Neve mora feliz no castelo com sua madrasta.
As atividades têm gerado muitos estímulos nas crianças, pois os alunos não pararam por aí...ao menos uma vez por semana, selecionam livros na biblioteca da escola e levam para casa.
Professora Gicélia Terezinha de Oliveira Heckler, quinto ano B
Tendo em vista que os educadores devem reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, percebeu-se a necessidade de desenvolver com a turma algumas atividades prazerosas envolvendo contação de histórias (contos de fadas) e produção de textos a partir dessas histórias, com o objetivo de incentivar a criatividade e a imaginação dos educandos.
Com o intuito de conhecer e desenvolver nos alunos as competências da leitura e da escrita, tomou-se como base os clássicos da literatura infantil como meio de influenciar de maneira positiva neste processo.
Primeiramente, os alunos ouviram a história clássica “A Bela Adormecida”, adaptada por Charles Perrault em 1697 e pelos irmãos Grimm em 1812. Ao ler essa história para as crianças, algumas lições foram ensinadas. Nesse momento, focou-se em trabalhar a imaginação das crianças para que elas percebessem e descobrissem o que realmente importava no final. Na sequência, realizamos uma roda de conversa a fim de explorar quais foram as emoções e opiniões dos alunos a respeito da história. Em seguida, as crianças elaboraram a sinopse desse livro a fim de aprenderem as características desse gênero textual.
A partir daí, os alunos produziram suas histórias baseadas nos Contos de Fada, porém, de maneira mais criativa e divertida: “Errando histórias e “Histórias ao contrário”.
Antes de iniciar a atividade, fez-se as seguintes indagações aos alunos: Vamos errar de propósito algumas histórias conhecidas para ver do que nossa imaginação é capaz?
Vamos inverter os papeis das personagens e escrever uma história ao contrário?
Foram sugeridos vários temas para que escrevessem suas histórias, segue abaixo alguns deles:
• João e Maria são malvados e prenderam a bruxa boazinha numa casa.
• Os três porquinhos são maus, prenderam o lobo bonzinho e derrubaram a casa dele.
• Chapeuzinho Vermelho quer assar o lobo bonzinho para o jantar.
• Branca de Neve mora feliz no castelo com sua madrasta.
As atividades têm gerado muitos estímulos nas crianças, pois os alunos não pararam por aí...ao menos uma vez por semana, selecionam livros na biblioteca da escola e levam para casa.
Comentários
Postar um comentário