Atividades visando a conscientização sobre o Meio Ambiente

AUTORA
Professora Gicélia Terezinha de Oliveira Heckler, quinto ano A

Para promover a consciência ambiental entre os alunos do 5º ano, buscamos estimular a reflexão crítica sobre a importância de preservar o meio ambiente e de praticar um consumo mais consciente. O tema central foi sustentabilidade, um assunto fundamental na formação de jovens cidadãos responsáveis pelo seu entorno. Por isso, elaboramos atividades dinâmicas que incentivaram a participação ativa dos estudantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo. Nosso objetivo foi proporcionar uma compreensão mais profunda sobre a necessidade de conservar os recursos naturais e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. Além de estar alinhada às diretrizes da BNCC, essa abordagem também buscou desenvolver nos alunos um olhar crítico sobre as questões ambientais presentes no dia a dia deles. Recentemente, realizamos atividades interativas com os estudantes do 5º ano A para reforçar esses conceitos., com o objetivo de proporcionar a eles a oportunidade de adquirir conhecimentos e interagir, tanto digital quanto fisicamente, com o tema “SUSTENTABILIDADE”.

Começamos a aula apresentando algumas videoaulas e reportagens disponíveis no Portal A rede (Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com Brasil Cap). As crianças assistiram às videoaulas com entusiasmo, o que estimulou nelas o interesse por práticas ambientais mais conscientes. Elas perceberam que, mesmo sendo bem jovens, podem ajudar na preservação e nos cuidados com o meio ambiente. Depois, tivemos uma conversa informal para saber o que eles já sabem sobre sustentabilidade e meio ambiente. Durante o bate-papo, foram feitas várias perguntas aos estudantes, a fim de saber se eles conhecem palavras como “reciclagem” e “consumo consciente”, além de quais práticas de sustentabilidade eles já conhecem ou praticam. Essa troca de ideias criou um ambiente de colaboração e compartilhamento, onde cada criança pôde expressar suas dúvidas e comentários sobre os vídeos assistidos, mostrando um grande interesse pelo tema.

Várias questões foram discutidas com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância do papel que cada um pode desempenhar. Foi destacado que, mesmo sendo crianças, eles têm o potencial de fazer a diferença através de atitudes positivas. No final, os estudantes foram convidados a formar grupos e criar cartazes com desenhos e frases relacionadas ao tema. O envolvimento deles foi bastante positivo, demonstrando dedicação e criatividade. Depois, cada grupo apresentou seu cartaz para a turma, explicando os problemas ambientais do nosso planeta e sugerindo possíveis soluções, promovendo assim o aprendizado em equipe e a troca de ideias.































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: “Trilhando pelos gêneros textuais”

Leitura do livro OS BARCOS DE PAPEL desperta o interesse dos alunos em ler e incentivar as pessoas a conhecer a história

Atividades de “Conscientização sobre o Autismo”